Tarciso Viriato
Tarciso de Almeida Viriato
Fortaleza/CE, 30/10/1950
Pintor e desenhista.
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1 |
1999 |
MORTE E VIDA
SEVERINA Brasília/DF, 1999 AST 80 x 100 cid
Preço: R$ 1.300,00 Código: RSBR99/TV-1 |
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2 |
1999 |
ECLESIASTES,
CAP.3, VERS. 1A8 Brasília/DF, 1999 AST 80 x 100 cid
Preço: R$ 1.300,00 Código: RSBR99/TV-2 |
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3 |
1999 |
O CORAÇÃO DE
FRIDA 1999 Brasília/DF, 1999 AST 80 x 100 cid
Preço: R$ 1.300,00Código: RSBR99/TV-3 |
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4 |
1999 |
O PALCO
ILUMINADO DA VIDA Brasília/DF, 1999 AST 80 x 100 cid
Preço: R$ 1.300,00 Código: RSBR99/TV-4 |
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5 |
1999 |
O GRITO SILENCIOSO DAS MULHERES
Brasília/DF, 1999 AST 80 x 100 cid
Preço: R$
1.300,00 Código: RSBR99/TV-5 |
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6 |
1996 |
PORTO DAS
ILUSÕES Brasília/DF, 1999 AST 70 x 80 cid
Preço: R$ 1.000,00 Código: RSBR99/TV-6 |
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7 |
1997 |
O BOÊMIO E A
MARIPOSA Brasília/DF, 1999 AST 70 x 80 cid
Preço: R$ 1.000,00 Código: RSBR99/TV-7 |
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8 |
1995 |
O BANHO DE
VENUS Brasília/DF, 1999 AST 70 x 80 cid
Preço: R$ 1.000,00 Código: RSBR99/TV-8 |
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9 |
1999 |
BUG DO MILÊNIO Brasília/DF, 1999 AST
70 x 80 cid
Preço: R$
1.000,00 Código: RSBR99/TV-9 |
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10 |
1999 |
FÉRIAS NO RIO
Brasília/DF, 1999 AST 70 x 80 cid
Preço: R$ 1.000,00 Código: RSBR99/TV-10 |
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NOTA BIOGRÁFICA DO ARTISTA
"A pintura de Tarciso Viriato é essencialmente urbana
e de cores tropicais. Este é o primeiro impacto do fruidor ao olhar suas
telas pela primeira vez. A Transvanguarda, movimento criado pelo crítico
italiano Achile Bonito Oliva, parece encaixar-se nesse artista de Brasília,
tornando sua linguagem contemporânea, mesmo que não tenha consciência
disso. A Transvanguarda tem como objetivo unir o antigo ao novo, mas
principalmente transgride pela explosiva gestualidade, alimentando-se tanto do
expressionismo europeu quanto do grafismo, seja este tribal, como em
Jean-Michel Basquiat, ou urbano, como vem ocorrendo nesta fase de Tarciso
Viriato. A referência a Basquiat é intencional, pois Tarciso trabalha a tela
como se fosse um muro de espaço urbano, grafitando em traço nervoso, unindo
às cores fortes e quentes, como amarelo, vermelho etc. Cores solares,
alegres, como são os graffiti em geral. A divisão espacial é também
caótica, como se o artista não realizasse uma composição à maneira
tradicional, mas ao contrário, propusesse outro plano espacial, espécie de
anotação, de diário de bordo, escrito com a velocidade do graffiti, com a
rapidez do tempo zero. A arte contemporânea vai sempre em busca de uma
linguagem que lhe seja cúmplice. A Pop-Art trouxe para dentro das galerias e
museus o folclore urbano das histórias em quadrinhos, out-doors, o
dialeto da publicidade, enfim a linguagem jovem de uma sociedade de consumo na
comunicação de massa. O graffiti é, por si só, transgressivo e
contra-cultural. Nasceu dessa mesma sociedade de consumo e se apóia no idioma
da comunicação de massa. O folclore urbano da Pop-Art também está presente
nas telas desse Artista. A arte tradicional desgosta dessa forma de imagem,
por fugir ao elitismo dos museus e das galerias de arte. Tarciso Viriato traz
nesta mostra a mesma transgressão do traço do grafiteiro para o suporte da
tela tradicional, criando, assim, novo diálogo entre a arte das ruas e dos
salões. Sabemos que a linguagem tem seu sistema de regras, mas possui também
expressividade. Nesse processo artístico de criar, ora o rigor das regras
comanda o artista, ora a expressividade. A obra torna-se transgressora quando
a expressão se sobrepõe aos conceitos rígidos do sistema. É o que vemos
agora na obra de Tarciso, que usa até do traço geométrico para transgredir
a composição da obra, ao mesmo tempo alimenta nossa emocionalidade com suas
cores fortes e seu traço nervoso de grafiteiro poeta urbano." (ALBERTO
BEUTTENMÜLLER, Associação Internacional de Críticos de Arte, junho
1998)
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INDIVIDUAIS
1990 |
Galeria do SESC e Espaço Cultural Serpro (ambas em
Brasília) |
1994 |
Galeria Le Corbusier na Embaixada da França, em Brasília |
1995 |
e 1997 Espaço Cultural do Banco Central do Brasil,
em São Paulo e em Brasília |
1997 |
Referência Galeria de Arte, em Brasília |
1998 |
Galeria Funarte/SP |
INTERNACIONAIS
1991 |
Eleven Artists from Brasília, ABA Gallery e Kaleidoscopes,
Kavehaz The Gallery Café (ambas em Nova York/EUA) |
1994 |
Galerie des Chevau-Légers, Versailles/França |
1997 |
Scollay Square Gallery, Boston/EUA |
PRÊMIOS
1991 |
Menção Honrosa no XIII
Salão Riachuelo/DF |
1993 |
Menções Honrosas na
Exposição Noventa Horas de Pintura Contemporânea no
Parkshopping, em Brasília e na I Bienal de Arte Incomun no MAC de
Goiânia/GO |
1994 |
Primeiro Lugar no Projeto 90
Horas de Pintura Contemporânea, em Brasília |
1997 |
Primeiros Lugares no II
SAP do Iate Clube de Brasília e no I Salão Nacional de Pintura
Contemporânea/SP |
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